Procedimentos para o uso e manutenção preventiva da cabine de pintura pó

Home / Blog

1.   Ligação:

1.1 Posicione a cabine no local onde ela vai ficar em um local nivelado e sem corrente de vento.

1.2 Faça a ligação da rede elétrica na cabine (220/380V Trifásico).

1.3 Faça a ligação do aterramento com uma haste de cobre 3/8” (+/- 1,80 m) em um ponto
mais próximo das gancheias onde as peças ficarão penduradas.  Não pode ser a mesma do equipamento.

1.4 Mantenha as gancheiras sempre limpas para uma boa aderência do pó nas peças e assim
evitando futuros problemas no equipamento eletrostático.

            1.5  Faça a ligação da rede de ar comprimido na cabine de pintura com um filtro regulador com a pressão máxima de                    entrada de ar na cabine de 90 psi.  Se a cabine tiver dois exaustores e dois pulmões de ar da pré limpeza deve ser                    colocado um filtro regulador para cada pulmão de ar.  A rede deve ser isenta de umidade para melhor                                      funcionamento e durabilidade.

 

 
2. Limpeza dos filtros:

2.1 A  limpeza deve ser  em um espaço de tempo para que seja feito os “estouros” de ar comprimido e retirem o excesso de pó grudado no filtro.  Isso pode variar de cliente para cliente devido a vazão de tinta que cada um está acostumado a trabalhar.

2.2 Os filtros da cabine devem ser removidos pelo menos uma vez por dia para que seja feita uma limpeza adequada e remova o excesso de pó contido nele. 

2.3 A manutenção dos filtros reguladores que vem antes dos pulmões de ar é de extrema
importância para que não chegue água até o filtro, portanto é muito importante
sempre ficar atento a isso.  Caso chegar água nos filtros o mesmo vai entupir e comprometer totalmente a sucção da cabine, sem contar que a vida útil do filtro vai ficar completamente comprometida.
 

2.4 Os filtros devem ser substituídos a cada 4 meses considerando o uso de 8 horas diárias e
livre de umidade na rede.  Caso ele seja usado intercalado com outros filtros por motivos de troca de cores ele deve ser substituído a cada 6 meses.  Caso não seja feita a substituição a cabine de pintura vai perder potência na sucção além de comprometer a vida útil do motor por trabalhar forçado.

Podemos ajudar?